Life of Pi - Yann Martel



Mais um daqueles livros que estava na prateleira há anos. Houve, inclusivamente, uma tentativa de leitura que se ficou pela metade, por não haver motivação suficiente. Mas, desta vez, tudo foi diferente (vá se lá perceber porquê!).
A história é peculiar (para dizer o mínimo): um naufrágio de um navio de viagem entre a Índia e o Canadá junta, num bote de salvamento, um rapaz de 16 anos (Pi), um tigre-de-bengala, um orangotango fêmea, uma hiena e uma zebra com uma perna partida. Combinação mais estranha e improvável seria difícil. Mas dessa combinação nasce uma história fantástica, quase difícil de acreditar!
Cerca de 80% do livro trata da viagem a bordo do bote de salvamento. Aborrecido?... Nem um pouco. Pelo contrário, a leitura torna-se viciante, queremos sempre saber o que acontece a seguir, como é que a luta pela sobrevivência, dia após dia, se vai processando. Sempre a cruzar os dedos para que o impossível aconteça e todos acabem a viagem, sãos e salvos. A escrita de Martel é muito visual, apelativa, cheia de cores e movimento.
É difícil descrever este livro melhor do que isto (embora não me sinta particularmente eloquente neste momento...), porque é uma daquelas experiências que tem que ser a própria pessoa a ter. Se vos parece uma história com potencial, experimentem. Acho que não se vão arrepender.

2 comentários:

Clorys disse...

entertaining = entretem, atrair, interessar.

irRita disse...

?...